curso de redacao online
como fazer uma boa redação 00

Saiba definitivamente Como Fazer Uma Boa Redação e por que isso é tão importante. É impressionante como as pessoas desprezam isso!

Veja os sinais de que isso pode estar acontecendo com você:

  • Ao tentar comunicar-se com os outros por e-mail ou redes sociais, as pessoas não compreendem o que você está escrevendo ou entendem outra coisa
  • Chega o vestibular ou o ENEM e, na hora da redação, você descobre que não sabe o que fazer. E trava, treme, sua, chora (escondendo os olhos pra ninguém ver…)  😀
  • Depois de inúmeras tentativas (porque ir mal na redação é quase sempre fatal), você entra na faculdade e tira notas baixas nas provas discursivas, porque até conhece a matéria, mas não sabe de que maneira escrever
  • No mercado de trabalho, ou já é reprovado “de cara” na redação de apresentação, ou, quando empregado, seu chefe recusa os seus relatórios porque estão mal escritos.

Como se vê, ignorar essa habilidade é renunciar uma comunicação escrita eficaz, pois a redação vai segui-lo por toda a sua existência, não só na vida estudantil. Essa é a realidade!

Mas, para evitar que você passe por isso, este artigo mostrará todas as competências necessárias a fim de que você faça redações num passe de mágica e sem truques, além de se tornar um hábil produtor de textos.

Você passará a escrever naturalmente, sem NENHUMA dificuldade, tal qual alguém que já tem prática em dirigir um veículo e guia-o de forma espontânea.

Acompanhe agora essas dicas de como fazer uma boa redação e mude hoje a sua forma de escrever!

Combustível x leitura

como fazer uma boa redacao 01

Um veículo anda sem combustível? Só por um milagre. O mesmo aplica-se ao ato de escrever: leitura é o combustível da escrita; é daí que nascem as ideias.

O primeiro passo para fazer uma boa redação é ler muito. Quanto mais se lê, mais se tende a escrever melhor.

Entretanto, além de combustível, o carro depende de óleo, água e outros fluidos.

Os outros são as demais manifestações artísticas: cinema, música, pintura, teatro etc. Elas também funcionam como fontes de criatividade para a produção de textos.

Porém nunca se esqueça: o carro até pode andar sem os outros líquidos, mas nunca sem combustível.

E por que a leitura é tão fundamental pra a escrita?

Ocorre da seguinte maneira: as estruturas das frases que lemos ficam gravadas em nossa mente de tal modo que, quando são exigidas, elas vêm prontas da cabeça direto pro papel.

Se você costuma dizer, por exemplo: “Vou assistir um filme”, isso significa que foi gravada em sua mente uma “estrutura” de frase errônea, pois o correto é: “Vou assistir a um filme”.

O inverso também é verdadeiro, se alguém grava a estrutura correta, jamais escreverá a incorreta.

Por isso é que jamais pode faltar o combustível, tomando o cuidado de que não seja “adulterado”, isto é, à base de textos ruins, porque é provável que seu “cartão de memória” grave frases pobres e mal estruturadas.

Leia também:
Erros de Português: Os 60 mais Cometidos em Redações Retirados de Textos Reais

O que seriam bons textos? Embora possa ser maçante pra alguns, a literatura inegavelmente se sobressai nesse quesito.

Em geral, os textos literários são ornados, bem trabalhados, com figuras de linguagens marcantes.

Mas, se não os aprecia, comece lendo o que gosta e, aos poucos, vai introduzindo algum texto literário, ainda que sejam curtos, tal qual poemas e contos.

FIQUE ATUALIZADO!
Coloque seu e-mail abaixo para receber gratuitamente nossas atualizações
 

Então, cuidado! Use “combustíveis” originais… “Aditivados”, de preferência.

Formação do condutor x aprendizado

como fazer uma boa redacao 02

Embora nem seja empecilho dirigir sem os cursos que complementam a formação de um condutor, eles fazem o motorista ser muito mais capacitado e completo.

Da mesma forma ocorre a alguém que é bem informado quando escreve redações: escrever, qualquer um escreve, mas escrever com mais propriedade, só quem tem conhecimento pra isso.

Tudo o que aprendemos, junto das informações que recebemos e das experiências que adquirimos, são o nosso repertório de conhecimento ou o chamado conhecimento de mundo.

Toda essa “bagagem” tem um valor inestimável a sua capacidade de escrever bons textos.

Mediante a isso, sobressaem-se aqueles que são famintos por aprendizado! Procure ocupar o seu tempo livre aprendendo sempre alguma coisa.

Esse é o melhor investimento de tempo e dinheiro que você pode fazer; além de melhorar a escrita, traz também benefícios à comunicação, à compreensão, à memória, à mentalidade etc.

Repare que os estudantes que obtém as maiores notas em redação são sempre bem informados e possuem um grande conhecimento adquirido nos estudos.

Portanto seja “um condutor” mais completo pra saber como fazer uma boa redação.

Dirigir x praticar a escrita

como fazer uma boa redacao 03

Àqueles que não sabem dirigir, é possível aprender apenas lendo um manual? Muito difícil!

Com a produção de textos acontece da mesma forma: a prática da escrita é o que faz o seu texto fluir facilmente com o tempo.

Da mesma maneira que o aprendiz de volante sente insegurança quando liga o carro, quem escreve pouco trava diante da folha em branco.

Só ler regras para escrever jamais fará com que alguém saiba fazer uma boa redação; é preciso “entrar no veículo”! Mas, pra isso, vai ficar só escrevendo no WhatsApp?…

Se lhe falta intimidade com a escrita e sobra vergonha de seus textos, comece a escrever pelo menos um diário no qual somente você tenha acesso.

Se estiver com dificuldades sobre o que escrever, tente descrever alguma cena que tenha presenciado, algum filme, uma piada que tenha ouvido ou algum fato marcante da sua vida.

Há inúmeras opções.

Vá lendo e escrevendo sem parar; dessa forma, você perceberá que, pouco a pouco, os seus textos vão se aperfeiçoando e que você estará dominando o método de como fazer uma boa redação.

Progressivamente você estará “guiando”, “trocando marchas” e “acelerando” de forma espontânea.

Tipos de veículos x diferentes textos

como fazer uma boa redacao 04

Se uma pessoa só sabe dirigir moto, vai pegar um caminhão e sair guiando? Pode até fazê-lo, mas o resultado pode ser catastrófico.

Na escrita, ocorre de igual maneira. É inviável tentar fazer dissertações e escrevê-las em versos como se fossem poemas.

Diante disso, àqueles que querem saber como fazer uma boa redação é importante conhecer cada tipo e gênero de texto a fim de decidir qual usar.

Conhecer as características de cada texto é fundamental para ser bem-sucedido na escrita e crucial para aprovações em exames.

Este texto que você está lendo, por exemplo, é um artigo de blog. É possível perceber que ele tem características próprias:

  • Frases e parágrafos curtos
  • Palavras destacadas em negrito
  • Vocabulário “simples”
  • Divisão com subtítulos
  • Exemplificação dos conceitos
  • “Conversa” com o leitor
  • Entre outras características
Leia também:
Regras de Acentuação Gráfica: Guia Definitivo e Simplificado

Podemos dizer que basicamente os tipos de texto são três: descrição, narração e dissertação.

Já os gêneros são vários: poema, conto, e-mail, carta, relatório, requerimento, ensaio, resumo, crônica, receita de bolo, bula e tantos outros.

Conhecer a estrutura de cada um dá, a quem escreve, a mesma versatilidade que dá, ao motorista, saber dirigir diferentes tipos de veículos.

 ➡ Clique aqui e veja os diferentes tipos de textos em ótimos modelos de redação prontos.

Preparação para dirigir x estrutura do texto

como fazer uma boa redacao 05

É possível sair guiando um carro sem soltar o freio de mão ou mesmo sem dar a partida?

Existe um ritual que precisa ser cumprido pra dirigir: colocar o sinto de segurança, ajustar o banco do motorista, verificar os espelhos, dar a partida etc…

Ao escrever um texto, definitivamente, seguimos o mesmo princípio. Nunca podemos iniciar dissertações com a conclusão. Igualmente, nunca iniciar cartas já se despedindo.

É preciso saber de que forma se estrutura um texto, o que vem em primeiro lugar, como começar, de que maneira desenvolver e concluir, qual é a ordem de cada coisa.

Voltando a comentar sobre este artigo, você verá que ele tem início, meio e fim.

No início, ele é introduzido com situações que ocorrem às pessoas que deixam de atentar sobre a importância de saber como fazer uma boa redação.

No corpo do texto, há dicas de que modo proceder a fim de efetivamente produzir o melhor texto, da melhor maneira.

No final, ele reafirmará tudo o que foi dito e convidará a uma reflexão sobre a importância dos conhecimentos adquiridos.

Os textos seguem uma ordem lógica em geral: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Há textos literários que fogem desse padrão, mas não é a regra. Em dissertações, por exemplo, essa sequência é “engessada”, e jamais pode ser mudada.

Na introdução será descrito o assunto de que o texto vai tratar. Se for em descrição ou narração, esse assunto pode vir em forma de pistas.

Na dissertação, ele é introduzido diretamente, sem rodeios. O desenvolvimento expõe os argumentos referentes ao tema e a conclusão fecha-o, fazendo um “arremate” de tudo.

Atente para essas questões, porquanto são os pilares do bom texto; e jamais tente “guiar” sem seguir um procedimento.

 

💡 Quer conhecer cursos extraordinários, que farão a sua redação ser a mais bem avaliada em qualquer exame? Clique aqui e veja!

 

Leis de transito x gramática

como fazer uma boa redacao 06

É possível dirigir sem conhecer as lei de trânsito? Até pode, mas o risco de acidentes é considerável.

Na escrita idem.

Você pode até ter boas ideias e saber argumentar, mas, se ignorar as regras gramaticais e o uso dos recursos da língua, tornará o seu texto desinteressante ou até ilegível.

Dominar a gramática da Língua Portuguesa tornou-se exigência na atualidade. Há brasileiros que conhecem mais outros idiomas do que o seu próprio.

Todas as regras gramaticais são importantes, mas as mais imprescindíveis pra redação são a acentuação, a pontuação, as concordâncias verbais e nominais e um conhecimento mínimo da estrutura sintática.

Algumas dicas valiosas de como fazer uma boa redação

como fazer uma boa redacao 07

Em acentuação, encontrar frases assim pode ser muito desagradável e desastroso prum texto:

Comer cocô faz eliminar parasitas intestinais.

É claro que esse exemplo é simples, mas mostra que um acento errado pode aniquilar um texto e, dependendo do caso, a sua reputação.

Na pontuação, frases desta forma, com vírgulas em lugares errados, também causam desconforto e produzem sentidos inesperados:

As mulheres, que são irritantes, não entram no meu clube.

O sentido pretendido era: só as mulheres que são irritantes, e não todas do jeito que o texto sugere, entram no meu clube.

Leia também:
3 Coisas Que Você Precisa Saber Quando Usar a Crase

O conhecimento dos recursos da língua também é indispensável caso se queira que o texto seja coerente e coeso.

Coerente, mantendo a lógica entre fatos e ideias; coeso, utilizando todos os mecanismos que dão o sequenciamento e a fluência necessária, de modo que ele soe natural.

Nunca construa frases do tipo:

Fiz alongamento e aquecimento. Fiz natação, musculação e corrida. Diga: “Primeiramente fiz alongamento e aquecimento. Na sequêncianão apenas natação, como também musculação. E, por último, corrida.”

Assim como boas ideias aliadas às técnicas de como fazer uma boa redação, o conhecimento da gramática faz os textos prosperarem muito.

Estude as “regras de transito” pra evitar de levar “multas” de um examinador do ENEM ou de vestibulares.

Mapa x planejamento

como fazer uma boa redacao 08

É possível dirigir sem saber aonde ir? Sim, mas será uma viagem vã e desgastante. Na escrita também é assim.

Se, antes de começar a escrever, alguém deixa de traçar os objetivos do texto e por quais caminhos percorrer, será um trabalho perdido.

O planejamento é o mapa, o GPS que guia até a conclusão do trabalho, de forma que qualquer um escreva sem muitas dificuldades exatamente por saber aonde ir.

O conhecimento de como fazer uma boa redação passa inevitavelmente pela capacidade de planejar o texto.

O planejamento pode ser feito em tópicos, só com palavras-chave ou frases curtas que contenham a ideia a ser desenvolvida em cada parágrafo.

Veja o exemplo em uma dissertação sobre pena de morte de alguém que é contra:

  • 1º parágrafo (introdução)

Deixar claro que se trata de um tema polêmico

  • 2º parágrafo (desenvolvimento 1)

Argumento: alegar que pessoas podem ser condenadas injustamente

Evidência 1: nos EUA, onde há a condenação, 4% dos condenados são mortos injustamente

Evidência 2: os equipamentos eletrônicos podem induzir testemunhas ao erro na hora da identificação

  • 3º parágrafo (desenvolvimento 2)

Contra-argumento: alegar que há criminosos irrecuperáveis é um erro, pois as pessoas podem mudar

Estratégia 1: embora a taxa de reincidência entre psicopatas seja duas vezes maior que a dos demais criminosos, nem todos voltam ao crime; do contrário, essa taxa seria bem maior

Estratégia 2: há muitos casos de criminosos transformados pela religião que passa a praticar

  • 4º parágrafo (conclusão)

Soluções: melhorar sistema carcerário e criar mecanismos que efetivamente sociabilize detentos.

Nunca dirija sem um “mapa”, você perceberá que as suas redações crescerão em qualidade e vão se tornar muito mais fáceis e rápidas de serem escritas.

Rota x forma de escrever

como fazer uma boa redacao 09

Só é possível dirigir por apenas um caminho para ir aonde se quer? Não! Sabemos que há sempre muitas rotas.

Na escrita, dá-se o mesmo; e isto é o que é mais estimulante na arte da escrita: a variação, não só vocabular, como dos modos de dispor as frases.

Embora este artigo sobre como fazer uma boa redação esteja longe de ser a obra de arte, você percebeu de que maneira ele foi feito?

Um conteúdo técnico, que poderia ter a linguagem mais cansativa, foi transmitido de forma mais leve por meio duma analogia entre o ato de escrever e o de guiar um veículo.

Escolha vocabular e a legibilidade

como fazer uma boa redacao 10

Nesse contexto, a escolha vocabular faz muita diferença. Existe sempre, no mínimo, 1 palavra exata pra qualquer ideia que se queira propagar.

Contudo, se, numa prova, você estiver com dúvidas sobre o significado de alguma palavra ou a forma de escrevê-la, troque-a por outra que tenha um significado próximo.

Leia também:
3 Razões para Fazer a Colocação dos Pronomes Oblíquos Corretamente e Arrebentar nos Textos!

Tente evitar repetições de palavras muito próximas, substituindo-as, sempre que possível, por similares:

leão atacou um menino no circo. O leão (troque por: animal, felino, predador etc.) parecia mal alimentado e doente.

Se não for em prova, consulte um dicionário. Veja as minhas recomendações online:

Quanto ao período, a inserção de muitas ideias assessórias pode dificultar a compreensão, tornando o texto obscuro e desestimulante:

No fim do anose tudo der certo, farei, com a ajuda de Deus e a colaboração de meus familiares, a mais alegre e esperada festa de aniversário da única pessoa que inflama a minha vontade de viver, minha filha.

Seria mais eficaz dizer: “Farei a festa de aniversário da minha filha”.

Também devem ser evitados termos que esgotam a originalidade de suas frases tais quais:

  • Redundâncias

Estou junto com Alcides.

  • Clichês

Fechou com chave de ouro.

  • Frases prontas

Onde se ganha o pão não se come a carne.

Escolha sempre o “caminho” mais curto e mais agradável de “transitar”; você vai produzir um conteúdo que vai dar suprema satisfação a si e a quem ler.

Conclusão (Como fazer uma boa redação)

como fazer uma boa redacao 11

Nós vimos neste artigo que não há truques pra escrever um ótimo texto. É preciso compreender e efetuar as técnicas de como fazer uma boa redação:

  1. Ler o mais que puder
  2. Aprender e memorizar sempre mais
  3. Encontrar tempo para praticar a escrita
  4. Saber a diferença entre os tipos e gêneros textuais
  5. Conhecer bem a estrutura de um texto
  6. Dominar as regras gramaticais
  7. Planejar o texto
  8. Dar atenção à forma como o texto é escrito

Se colocar todas as recomendações deste post em prática, afirmo com toda a segurança que as suas redações serão bem diferentes; elas serão notadas por quem quer que as leia.

Seja em mensagens, e-mails, ENEM, vestibulares, provas pra faculdade e empregos, relatórios em empresas, os seus textos sempre farão sucesso.

Não perca tempo! Coloque isso em prática hoje mesmo, porque o ENEM, grandes faculdades e carreiras de sucesso não esperam. Se você deixa de entrar, outros entram em seu lugar

A partir de agora, a decisão é sua! Na escrita, o que diferencia os “homens” dos “meninos” é o conhecimento e a prática desses procedimentos que você acabou de ler.

 ➡ Veja como adquirir, de forma acelerada e garantida, essas técnicas clicando aqui neste link!

Você verá diversas opções de aprimoramento do seus textos, vocabulário, produtividade e capacidade cognitiva.

Espero, de coração, que essas dicas sobre como fazer uma boa redação tenham realmente lhe ajudado.

Um forte abraço!!!

Você Também Vai Gostar:
Ebook Propostas de Intervenção Originais

Sobre o autor

É profissional de Letras, especialista em redação e profundo admirador da arte da escrita.

2 Comments

  1. informações muito bem escritas, site bem legal, obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo