Quer saber qual é o segredo de uma boa redação?    
pesquisa de conteudo
Diferentes tipos de textos

Com Diferentes Tipos De Textos, é possível fazer redações incríveis, bastando, pra isso, conhecer as especificidades de cada um e saber estruturá-los.

Muita gente erra porque, além de não observar isso, usam ideias dispersas sem traçar nenhuma estratégia.

Neste artigo, vou mostrar-lhe como fazer redações com diferentes tipos de textos de forma rápida, fluente e com modelos práticos.

Também darei orientações fundamentais com o objetivo de que você escreva uma redação completa, observando todas as condições necessárias pra deixar de errar.

Vem comigo e eternize os seus escritos!

Elementos essenciais de qualquer redação

Diferentes tipos de textos

A primeira coisa que a sua redação tem de apresentar, antes mesmo de um conteúdo absolutamente instigador, é ter fluência e ser escrita da forma correta.

E, pra isso, ela deverá ser completa, coerente, coesa, estar relacionada ao tema e respeitar a norma culta da Língua Portuguesa.

Comentarei cada item:

  • Relacionada ao tema

Que jamais se desvie do tema. A mudança repentina de assunto no decorrer do texto empobrece-o, já que afeta diretamente a coesão e a coerência.

Sem contar que essa atitude provoca a redução da nota em exames.

  • Respeitar a norma culta da Língua Portuguesa

Sem erros de português. No que diz respeito a avaliações, todos já sabemos qual é a consequência de se desviar da norma culta…

No tocante à qualidade, o texto incorreto corre grande risco de ser abandonado por seus leitores.

Não porque todos que leem sejam mestres em Língua Portuguesa, mas porque cai radicalmente a credibilidade daquele que escreve, restando ao leitor deixar de crer também no conteúdo escrito.

  • Coesa

Ter períodos e parágrafos bem articulados entre si por meio do uso de conectivos.

A coisa mais desagradável do mundo é ler “um texto” que junta um agrupamento de frases sem que sejam interligadas entre si.

  • Coerente

Que discorra sobre o assunto sem rodeios, contradições ou ambiguidades.

Ao trabalhar uma ideia, é necessário ser objetivo, pois ficar “dando voltas”, além de cansar o leitor, aumenta o risco de se contradizer no desenrolar dos argumentos.

A fim de que isso não ocorra, pense não só numa ideia, mas também nos seus desdobramentos e nas suas consequências pra evitar correr o risco de mencionar mais adiante algo que a conteste.

Nunca se esqueça de cuidar também da forma como ela será escrita a fim de eliminar possibilidades de outras interpretações.

  • Completa

Com começo, meio e fim ou, melhor dizendo, introdução, desenvolvimento e conclusão.

As pessoas querem um desfecho pros textos que leem. Um texto incompleto lança ideias, porém não as desenvolve; ou, se desenvolve, conclui inadequadamente.

Vamos ver agora o passo a passo para fazer redações usando diferentes tipos de textos.

Por onde começar uma redações usando diferentes tipos de textos

 

Diferentes tipos de textos

Veja o que precisa ser observado antes de começar a escrever com diferentes tipos de textos. Não se esqueça de que cada tipo de texto tem as suas características.

      1. Dissertação: deve-se verificar qual será o tema; o passo seguinte é escrever, em tópicos, o que se sabe sobre ele.

Leia também:
Redação Dissertativa - 12 Dicas sobre o Que NÃO FAZER em Uma

Ajuda fazer perguntas a si mesmo a respeito do assunto do tema – do tipo: “por que?” / “como?” – tentando respondê-las.

Ou, ainda, tentar transformar o tema em situações práticas do dia-a-dia. É aconselhável que se encontre, pelo menos, duas respostas, pois elas servirão de argumentos pra sua dissertação.

      2. Narração: o primeiro passo é escolher o tipo de narrador que a estória vai ter, se será em primeira ou terceira pessoa.

Se for em primeira, deve-se decidir se ele será narrador-protagonista (personagem principal) ou narrador-testemunha (que participa, porém sem ser o personagem principal).

Sendo em terceira, se ele será observador (que narra, mas não sabe de tudo) ou onisciente (que narra e sabe de tudo, inclusive dos pensamentos).

      3. Descrição: é preciso decidir, de antemão, o que será descrito: se pessoa, objeto, ambiente ou paisagem.

Estruturando o texto

Diferentes tipos de textos

É absolutamente indispensável que seja feito um esboço do texto em um rascunho, somente com palavras-chave ou frases curtas que apontem o que vai conter em cada parágrafo.

Pode ser seguindo esta orientação:

      1. Dissertação:

  • 1º parágrafo: tese que será defendida
  • 2º parágrafo: argumento 1
  • 3º parágrafo: argumento 2
  • 4º parágrafo: retomada do tema e opinião / sugestão (ou proposta de intervenção para o ENEM)

      2. Narração:

  • 1º parágrafo: o que, quem, quando e onde ocorreu o fato a ser narrado
  • 2º parágrafo: a causa e os personagens envolvidos
  • 3º parágrafo: a forma como aconteceu
  • 4º parágrafo: as consequências do ocorrido

      3. Descrição

Usando como exemplo a descrição de um ambiente:

  • 1º parágrafo: local e cômodo a serem descritos
  • 2º parágrafo: estrutura
  • 3º parágrafo: mobiliário
  • 4º parágrafo: sensações ou impressões que causam

 

💡 Quer me ajudar a resolver todas as suas dificuldades em redação? Clique no link abaixo e preencha a pesquisa! Não leva nem 1 minuto…

➡ Pesquisa de Conteúdo

 

Elaborando o texto

Diferentes tipos de textos

Vejamos então como se dá a elaboração nos diferentes tipos de textos, respeitando as suas particularidades.

1.  Dissertação

Para desenvolver os argumentos levantados no início, pode-se pensar em quais as razões, causas, consequências da problemática abordada no tema e de que modo validá-las.

Logo no primeiro parágrafo, deve-se fazer a contextualização do tema, escrevendo alguma informação a respeito do assunto tratado e introduzir a sua tese.

Nos dois parágrafos seguintes, é necessário que se desenvolva, de forma mais detalhada, os argumentos, um em cada parágrafo.

Já no último, é preciso que se reafirme a questão levantada no tema e emita uma opinião ou dê sugestões que resolvam o problema, mas sempre em terceira pessoa ou primeira do plural.

Este parágrafo deve sempre começar com alguma expressão que indique conclusão, a saber: “portanto”, “em face disso tudo”, “pelas razões expostas” e muitas outras possíveis.

Atenção: esse é um modelo básico de dissertação, mas que atende a boa parte dos casos.

Caso você queira saber como fazer redações mais sofisticadas e criativas, clique no link e leia um artigo que mostra isso.

2.  Narração

No primeiro parágrafo, devem constar as informações sobre o que ocorreu, isto é, o fato principal da história e com quem.

O local e quando ocorreu podem aparecer na sequência ou antes do fato apresentado.

No segundo, devem constar o que causou o fato descrito no parágrafo anterior e os personagens que vão aparecer na trama.

Leia também:
Como Fazer Uma Boa Redação sem Truques

No terceiro, descreva, com detalhes, de que forma as coisas aconteceram; no último, as consequências do fato ocorrido.

Lembre-se que esse é um modelo simples, mas eficiente, de narração.

Evidentemente a ordem dos elementos pode ser toda alterada, pois não existe a obrigatoriedade de uma sequência fixa em narrações; do mesmo modo, pode ser desnecessário constar todos os elementos.

O modelo apresentado aqui é apenas uma sugestão.

3.  Descrição

Suponhamos que você tenha optado por descrever um ambiente, que é o mais costumeiro de ocorrer.

No primeiro parágrafo, é necessário mencionar onde o ambiente fica situado, isto é, se é a sala duma escola da periferia, se é o quarto duma pensão tradicional, se é o saguão de algum hotel antigo etc.

Se quiser, pode adicionar algum comentário de ordem geral, como impressões que você tenha do lugar, uma comparação com algum outro local similar ou qualquer comentário que seja de caráter geral.

No segundo, deve ser descrito a estrutura do local, os elementos que fazem parte desse arcabouço, tais quais portas, janelas, colunas, lustres etc.; somado a isso, podem ser descritos cheiros ou sons que venham a existir nesse ambiente.

No terceiro, o mobiliário que venha a existir lá, juntamente às sensações que o conjunto do ambiente transmitiu-lhe de modo geral.

FIQUE ATUALIZADO!
Coloque seu e-mail abaixo para receber gratuitamente nossas atualizações
 

→ Quer ver modelos de redação prontos de cada um desses diferentes tipos de texto? Clique no link e veja como ficaram seguindo a orientação acima!

Colocando um título

Diferentes tipos de textos

Embora alguns exames de redação nem exijam o título, contraditoriamente essa é uma das partes mais importantes nos diferentes tipos de textos.

Porque títulos aguçam a vontade dos outros de ler (ou não) desesperadamente o seu texto. Exatamente por razão tal, ele deve ser chamativo e estimulante.

Muitas vezes, bons títulos e boas capas fazem livros tornarem-se best sellers, sem necessariamente terem conteúdo pra isso.

Use termos que deem pistas do que foi escrito; assim você manterá um certo mistério a respeito do conteúdo do texto.

E, acima de tudo, deixe-o sempre pro final, que é quando temos uma visão global de todos os eventos descritos na redação.

Revisando

Diferentes tipos de textos

No final, a leitura atenta é mais do que recomendável, pois muitas erros por diversas razões, passam despercebidos na hora da escrita .

Seja porque o seu foco é o conteúdo e não as regras, seja porque você está escrevendo com certa dose de pressa em um exame.

São “n” razões que conspiram para que os erros aconteçam, isso é fato! Até pros melhores escritores.

É comum também em releituras, já com a cabeça não “tão quente”, acharmos que alguma frase ou período devesse ser escrito de outro modo e não mais daquela forma que pensamos na primeira vez.

É como dizia um dos mestres que tive: “O texto final pertence ao cansaço”, ou seja, quando não mais suportamos reler o que escrevemos, ele estará pronto.

Se for num exame, o tempo para a entrega da prova não permitirá chegar a esse estágio de inspeção.

Uma dica muito útil é escrever o texto em um rascunho e não se preocupar muito com os erros.

Se a palavra é com ç e for escrita com ss, tudo bem. Não interrompa o fluxo do seu pensamento no momento da escrita, ocasião essa em que ele está num ritmo incessante.

Leia também:
15 Exemplos de Redação Bem Escrita e Bem Avaliada no ENEM

Parar pra corrigir pode levá-lo a perder o raciocínio da construção que vinha fazendo.

Deixe para corrigir esses erros no momento de revisar, imediatamente antes de passar a limpo.

Caso você queira mais detalhes sobre como corrigir uma redação, clique no link para ler o artigo!

Recapitulando…

Diferentes tipos de textos

Você viu neste artigo que, para fazer uma redação incrível com diferentes tipos de textos, alguns aspectos devem ser levados em consideração:

  • Deve ser correta e completa
  • Deve ser planejada desde “o embrião”
  • Deve ser esboçada, parágrafo a parágrafo
  • Deve ser desenvolvida segundo uma estratégia
  • Deve ter um título envolvente
  • Deve ser bem revisada

Dessas técnicas nascerá o grande texto, que certamente será admirado por todos que tiverem a honra de lê-lo.

Dar vida a estórias ou desenvolver ideias é uma responsabilidade muito grande, pois elas saem da sua mente e ganham o mundo.

A partir de então, você não terá mais nenhum controle sobre elas, sobretudo num mundo em que as informações andam na velocidade da luz.

E escrever bem impõe responsabilidades ainda maior, pois gera expectativas nas pessoas que passarão a aguardar os seus textos.

Ainda mais se você cria estórias fascinante, como a que sugere o vídeo abaixo, que elucida os 7 passos os quais qualquer trama deve ter.

Bom, eu fico por aqui. Espero verdadeiramente que essas dicas sobre como fazer uma redação incrível com diferentes tipos de textos tenham lhe ajudado nessa jornada rumo ao conhecimento.

➡ Se você gostou mesmo e quer mais conteúdos sobre este e outros assuntos, preencha a pesquisa clicando no link: pesquisa de conteúdo. É rapidinho! 🙂

Sucesso sempre!

Até…

Você Também Vai Gostar:
e-book 15 propostas de intervencao   E-BOOK GRÁTIS COM 15 PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO ORIGINAIS PARA 15 POSSÍVEIS TEMAS DA REDAÇÃO DO ENEM DESTE ANO
ebook gratis

Sobre o autor

É profissional de Letras, especialista em redação e profundo admirador da arte da escrita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo