Quer saber qual é o segredo de uma boa redação?    
Comentar
o que é tipologia textual

Você saberá O Que É Tipologia Textual, neste artigo, quais as diferenças entre os tipos de textos e as características de cada um em detalhes com exemplos. Acompanhe!

A fim de que você entenda como os textos são compostos, vou compará-los com as cores que formam a imagem do computador, celular e outros aparelhos eletrônicos.

Você já colocou uma lupa na tela desses dispositivos e ampliou a imagem? Todas elas são formadas por apenas três cores: azul, verde e vermelho.

Assim como todas as imagens digitais são formadas por três cores, todos os textos existentes são formados por três tipos: descritivo, narrativo e dissertativo.

E mais: assim como as cores misturam-se nas diferentes imagens formando novas cores, assim também ocorre com os tipos de textos, que se mesclam em gêneros textuais distintos.

Tipologia textual é, pois, o estudo desses tipos textuais. Vejamos a partir de agora especificamente os detalhes sobre cada um.

O que é um texto descritivo?

o que é tipologia textual

Para detalhar melhor o que é tipologia textual, começarei apresentando o texto descritivo.

Imagine uma foto. Ao observá-la, você consegue, muitas vezes, distinguir o ambiente, se há a presença de pessoas, animais, objetos, o que está à frente na cena, o que está atrás etc.

Um texto descritivo é uma foto escrita. Isso mesmo, amigo leitor!

Ao lê-lo, você vai construir a imagem na sua cabeça, pois ele tem a finalidade de transcrever cada detalhe do objeto que está sendo retratado.

A palavra “objeto” tem aqui um sentido mais amplo, significando qualquer coisa que o olho humano possa captar.

Na descrição, quanto mais realista, mais perfeita será a imagem que o leitor do seu texto irá montar na mente dele.

Por isso, uma boa descrição considera todos os detalhes da imagem, inclusive aromas, sons, temperaturas e eventuais sabores se houver.

Além disso, você pode mencionar os sentimentos que o objeto descrito desperta. Em suma, a descrição abrange tudo o que os sentidos possam captar numa cena.

Características da descrição

o que é tipologia textual

  • Concretude

Concentra-se em aspectos concretos e observáveis, ainda que seja de uma visão fantástica, o escritor terá de fazer um paralelo com a realidade, isto é, um comparativo com algo que existe no mundo físico pra realizar a descrição.

  • Simultaneidade dos fatos

Na descrição de cenas, todos os fatos serão simultâneos, isto é, seja qual for a ordem que forem descritos, nunca saberemos o que ocorreu antes ou depois, pois não há progressões temporais que indiquem isso.

  • Mesmos tempos verbais

A descrição conta com objetos locados em certo espaço e momento do tempo, sem avanço temporal, o que quer dizer que os tempos verbais empregados serão todos os mesmos.

O que pode ser descrito

o que é tipologia textual

Tudo o que é observável pode ser descrito. Exemplo:

  • Pessoas

A descrição de pessoas é também conhecida como a técnica do retrato, pois, com o auxílio dela, você fornecerá o retrato escrito de alguém.

Ele pode, contudo, ser muito mais abrangente do que o fotográfico e pictórico se forem adicionados ao relato traços psicológicos ou, até mesmo, características físicas não retratadas pela imagem, como voz, perfume, temperatura corporal, maciez da pele etc.

  • Objetos
Leia também:
Temas de Redação: Por Que Você Derrapa neles?

Qualquer objeto no mundo físico ou imaginário pode ser descrito; geralmente as informações mais relevantes descritas são o formato, as dimensões, o tipo de material, o peso, a cor, a textura e a consistência.

  • Ambientes

Ambientes são considerados os espaços fechados, nos quais geralmente se retrata as partes estruturais, como pisos, janelas, portas, paredes etc., assim como as partes móveis, que são o mobiliário, os quadros, bibelôs etc.

  • Paisagens

Geralmente é relatado, em paisagens, se ela é urbana ou rural, qual a localização, o que fica ao fundo da imagem, o que está mais à frente, condições meteorológicas etc.

  • Cena cotidiana

Em cenas cotidianas são mencionados acontecimentos supostamente corriqueiros, enquadrados em um recorte no tempo e em um espaço restrito.

Exemplo de texto descritivo (cena):

Um homem treme com nítida abstinência alcoólica, diante da porta do estabelecimento, que jaz fechada. Outro, bem ao lado, aperta firme contra o tórax a garrafa que traz embaixo do braço, garrafa esta que não tem nem um dedo de medida do ‘sedutor’ líquido transparente. Sentados na calçada, outros dois parecem dialogar um diálogo ininteligível, com dedos indicadores em riste, de quando em quando, à medida que o ‘assunto’ pede mais ênfase corporal. A atmosfera é nauseabunda e a cena, deprimente. Esse é o público do Bar do Rubão às seis da manhã.

 

💡 Sua opinião é muito importante pra mim. Não se esqueça de dizer o que achou no final do post!

FIQUE ATUALIZADO!
Coloque seu e-mail abaixo para receber gratuitamente nossas atualizações
 

 

O que é um texto narrativo?

o que é tipologia textual

Continuando a explicar o que é tipologia textual, mostrarei o texto narrativo.

Texto narrativo é o relato que apresenta personagens, conflitos e tramas em diferentes momentos.

A narração é nada menos do que o recurso primordial pra se contar uma estória.

Vejamos quais são as principais características da narração:

  • Fatos passados

Toda narração tem um pressuposto: os fatos narrados obviamente já aconteceram para aquele que narra.

  • Progressão temporal

Ao contrário da descrição, na narração ações ocorrem em períodos temporais diferentes, de modo que é possível dizer qual aconteceu primeiro e qual aconteceu depois, pois o tempo não é estático (essa é a diferença principal entre os dois tipos de textos).

  • Espaço distinto

Ela não necessariamente se dá no mesmo espaço físico, ao contrário da descrição, mas sim em diversos ambientes conforme a amplitude da estória; pode ocorrer em diferentes nações ou até planetas, tudo vai depender da imaginação do autor.

  • Elementos característicos

A narração tem cinco elementos característicos, pois estão presentes em todas as estórias: personagem, espaço, tempo, enredo e foco narrativo.

Ou seja, toda a estória é contada sob a ótica de um ser, que habita em um ambiente em determinada época e que vive determinadas situações. Basicamente isso.

  • Ações sequenciais

A narração traz uma sequência de ações.

Mesmo que relatado em detalhes, o texto narrativo se ocupa apenas em mostrar a ação sem necessariamente ter a obrigatoriedade de fazer uma reflexão sobre o que foi narrado.

Exemplo de texto narrativo:

Ontem à noite, meus olhos contemplaram uma cena tão cômica quanto absurda no Bar do Rubão: dois bêbados agarrados como um novelo entrelaçado no chão. No tumulto, o ‘novelo’ chocou-se contra prateleiras, balcões, mesas e cadeiras. Não ficou nada em pé! No decorrer da ‘dança’, um conseguiu se desvencilhar e projetou um soco que acertou o vazio. Então, o outro intentou dar um pontapé e acertou o nada, caindo estatelado no chão. Foi quando Rubão, desesperado, chamou a polícia, que conseguiu apaziguar os ânimos.

O que é um texto dissertativo?

o que é tipologia textual

Finalizando de expor o que é tipologia textual, vou mencionar agora o texto dissertativo.

Leia também:
Redação sobre Racismo: 4 Modelos Inspiradores para Você

O texto dissertativo é a exposição de ideias a partir de um tema.

Nessa exposição, o escritor assume um posicionamento – a chamada tese – e a partir de então, desenvolve argumentos com o objetivo de defendê-lo e chegar a uma conclusão.

Vejamos quais são as principais características da dissertação:

  • Estrutura básica

A dissertação sempre vai apresentar início, meio e fim, ou, mais precisamente, introdução, desenvolvimento e conclusão.

Outros tipos de texto até podem mudar essa ordem, mas a dissertação, nunca.

  • Assunto e tema

O assunto e o tema na dissertação sempre serão bem delimitados, de tal modo que são apresentados em propostas de redação.

Nunca se esqueça de que o assunto é de natureza mais ampla do que o tema.

  • Relações lógicas

Os parágrafos, numa dissertação, são construídos de forma lógica, de maneira a permitir que as ideias se relacionem e transmitam uma sensação de progressão argumentativa.

Isso, teoricamente, inviabilizaria a inversão deles.

  • Pessoa do discurso

Ela sempre é escrita ou na 1ª pessoa do plural ou na 3ª do singular.

  • Variação quanto à proposta

O texto dissertativo pode ter duas propostas diferentes:

  • Ser expositivo, apresentado justificativas que sustentem a tese e tomando um posicionamento.
  • Ser argumentativo, tomando um posicionamento e apresentando argumentos que visam a sustentar essa opinião.

Exemplo de texto dissertativo:

Sabe-se, há muito, que a bebida alcoólica é considerada uma droga tão ou mais destrutiva do que os entorpecentes propriamente ditos. Mais destrutiva porque entra na vida das pessoas com o rótulo de ‘lícita’, vantagem esta de que as outras não usufruem. Estão no rol dos seus infortúnios: o componente que transforma o prazer em dependência química, os malefícios incalculáveis que promove ao organismo e, como se não bastassem, a embriaguez, que escamoteia a essência das pessoas que a consome com o fim de se tornarem mais sociáveis e desinibidas no meio social.

 O que você acha de aprender a fazer redações incríveis com diferentes tipos de textos? Quer saber como? Clique no link em destaque!

Conclusão (O que é tipologia textual)

o que é tipologia textual

Neste artigo, nós além de sabermos o que é tipologia textual, também vimos que todos os gêneros de texto são compostos por descrição, narração e dissertação.

Também vimos que:

  • A descrição transcreve as características observáveis de algo
  • A narração traz um narrador que conta uma estória com personagens, enredo, espaço e tempo determinados
  • A dissertação usa justificativas ou argumentos pra sustentar um ponto de vista

Há quem acredite, hoje em dia, que os textos produzidos para receitas, manuais ou até notícias jornalísticas tenham um tipo específico e não listado neste artigo.

Porém, na realidade, tais textos, assim como muitos outros, também são compostos pelos tipos citados aqui.

Uma notícia, por exemplo, traz momentos narrativos, descritivos e dissertativos. São composições mistas, em verdade.

Espero que as suas dúvidas sobre o que é tipologia textual e as diferenças entre os tipos de textos tenham sido, de fato, resolvidas neste artigo.

Quer ver modelos de redação pronta realmente excepcionais contendo cada um desses tipos? Basta clicar no link!

➡  O que você achou dessas informações? Há algo que você queira sugerir? Deixe no comentário abaixo! Será um prazer saber a sua opinião.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre a diferença entre tipos e gêneros textuais, aqui vai um vídeo, do professor Pasquale, esclarecendo a diferença:

Até a próxima!!!

Você Também Vai Gostar:
Ebook Propostas de Intervenção Originais

Sobre o autor

É profissional de Letras, especialista em redação e profundo admirador da arte da escrita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo