Quer saber qual é o segredo de uma boa redação?    
propostas de intervencao 00

Como as Propostas de Intervenção do ENEM são difíceis, já reparou?

Além de exigirem uma boa dose de criatividade do candidato, requerem que ele entenda o problema em questão e que esteja bem informado.

Mas como estar atualizado com tantos assuntos sendo discutidos na mídia?

Para que você não fique desnorteado com muitas informações e sem ideias de propostas de intervenção para todos esses assuntos, vou dar-lhe um presente!

Preparei um livro (e-book) com 15 propostas originais para 15 temas superatuais, bem como a indicação da situação-problema de cada um para orientar a sua argumentação.

Você pode baixá-lo gratuitamente clicando aqui!

Selecionei abaixo 5 delas para você.

Qualidade do ensino

propostas de intervencao 01

Sugestão de tema:

A baixa qualidade do ensino fundamental e médio na rede pública e o desenvolvimento do país.

Situações-problema:

  • Os números são estarrecedores: 35,4% dos professores do ensino fundamental não têm qualificação para dar aulas e 38% dos alunos que chegam à universidade são analfabetos funcionais.
  • Os professores da rede pública, dos ensinos fundamental e médio, trabalham mais e recebem 50% a menos do que a média mundial.
  • Constata-se que não há estímulo nenhum para alguém ser professor, pois só 2% dos jovens que saem do ensino médio querem seguir nessa profissão.

 

  • Apenas 0,6% das escolas brasileiras têm estrutura considerada ideal para o ensino.

Propostas de intervenção:

  1. Avaliações periódicas dos professores e acompanhamento de seus desenvolvimentos por meio de gráficos, feitas pelo Ministério da Educação com o intuito de cobrar um maior aprimoramento dos professores.
  2. O Governo precisa aumentar o repasse de verbas para a pasta da educação com a finalidade de aparelhar melhor as escolas públicas e dar mais suporte ao professor e ao aluno.
FIQUE ATUALIZADO!
Coloque seu e-mail abaixo para receber gratuitamente nossas atualizações
 

→ Quer ver detalhadamente como essa proposta de intervenção foi montada? Clique aqui!

Epidemias

propostas de intervencao 02

Sugestão de tema:

As epidemias por infestação do Aedes aegypti no Brasil: até quando o homem será vencido por um mosquito?

Situações-problema:

  • De acordo com infectologistas, o Aedes aegypti é o agente de contaminação com a capacidade de transmitir a maior variedade de doenças.
  • Esses mosquitos são de difícil eliminação, porque as fêmeas colocam em média 100 ovos em locais diversos, que ficam potencialmente ativos em ambientes secos por até um ano.
  • Ele é pequeno e, além de ser quase imperceptível, ataca preferencialmente os membros, nas pessoas, que ficam mais distantes da vista, isto é, as pernas.
  • 80% dos criadores estão nas residências, todavia as pessoas dificultam a entrada dos agentes de saúde para inspeção.

Propostas de intervenção:

  1. Criação de um projeto de lei pelo Poder Legislativo que determine: 1- a aplicação de multas lançadas no IPTU em caso de impedimento da entrada dos agentes de saúde nas casas; 2- aumento do efetivo de policiais no verão para que sejam acionados caso haja impedimentos.
  2.  Parceria do Governo com indústrias que fabricam telas de nylon para janelas ou com países que as importam para que, com a intenção de bloquear a entrada dos hospedeiros nas casas, sejam distribuídas gratuitamente à população mais carente.

Resíduo urbano

propostas de intervencao 03

Sugestão de tema:

O Resíduo urbano no Brasil e a poluição ambiental.

Situações-problema:

  • Em quatro anos, o volume de lixo produzido cresceu cinco vezes mais do que o crescimento populacional desse período.
  • Das 76 milhões de toneladas de lixo geradas no Brasil anualmente, 30% poderiam ser recicladas, mas apenas 3% efetivamente os são.
  • Assim como a minoria dos municípios do Brasil dispõe de coleta seletiva, também a minoria da população tem o conhecimento e/ou a consciência de que é preciso separar o lixo reciclável.
  • Há milhares de lixões espalhados pelo Brasil sem nenhum tratamento; eles contaminam o solo, a água, promovem o aumento da proliferação de vetores de doenças, como moscas, baratas e roedores.
Leia também:
Como Fazer Redações Incríveis Usando Diferentes Tipos de Textos

Propostas de intervenção:

  1. Lei que obrigue o cidadão a separar o lixo reciclável + criação, pelas secretarias do meio ambiente dos Estados, de uma comissão de agentes que fiscalize o descarte de lixos pelos moradores, penalizando com multa no IPTU quem não cumprir a lei.
  2. O Governo deve ampliar a quantidade de aterros sanitários e incentivar não só a criação de novas cooperativas de catadores de lixo, reduzindo a tributação e a burocracia, como também a população a fazer a compostagem do lixo orgânico que produz.

→ Veja esse tema desenvolvido em uma redação clicando aqui!

Inclusão digital

propostas de intervencao 04

Sugestão de tema:

O longo percurso da inclusão digital no Brasil.

Situações-problema:

  • A metade da população brasileira não possui computador em casa; também a parcela de pessoas que não têm acesso à internet ainda é bem expressiva.
  • Sobre essa questão, há muita desigualdade entre regiões e classes sociais do Brasil: o norte e as classes menos privilegiadas têm acesso mais restrito quando comparados às demais.
  • Dos jovens entre 15 e 24 anos que têm acesso à internet, 69% não conseguem tirar proveito das informações que recebem, porque são analfabetos funcionais.
  • Se compararmos o custo do acesso à internet em alguns países europeus e americanos com o custo do acesso no Brasil, o valor chega a pesar até seis vezes mais no orçamento do brasileiro.

Propostas de intervenção:

  1. Parcerias entre o Governo e empresas de tecnologia para a doação de computadores usados à população mais carente em troca de benefícios fiscais, assim como a disponibilização de sinal wi fi na periferia, com o mesmo sistema de permuta, por operadoras de internet.
  2. Inclusão de aulas de internet, pelo Ministério da Educação, à grade curricular de ensino, com o intuito de ensinar não só como acessar, mas também como selecionar e consumir informações das diferentes áreas do conhecimento.

Menoridade penal

propostas de intervencao 05

Sugestão de tema:

A redução da menoridade penal é uma das soluções para conter o aumento da violência?

Situações-problema:

  • De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, menor não comete crime, mas sim ato infracional; por isso, só pode ficar, no máximo, três anos internado em unidades de ressocialização independentemente da infração que cometer.
  • Os integrantes de facções criminosas, aproveitando-se da condição penal diferenciada do menor, integram-nos às quadrilhas com a finalidade de que cometam determinados delitos.
  • Nos últimos 10 anos, o número de menores no crime aumentou 138%; essa é uma das razões pelas quais 93% dos brasileiros são favoráveis à redução.
  • O sistema carcerário já possui 200.000 mil detentos a mais do que comporta; receberia mais 32 mil por ano se houvesse a redução da menoridade penal para 16 anos.

Propostas de intervenção:

  1. A favor: criminalização primeiramente para 16 anos em caso de crimes hediondos; se a medida promover impactos no número de crimes, reduzir para os demais delitos e construir novos presídios para atender à demanda. Uma parte da verba para isso pode advir do cancelamento do Auxílio Reclusão, concedido pela Previdência Social aos dependentes dos presidiários.
  2. Contra: para os que ainda não cometeram delitos, criar órgão de auxílio contendo profissionais especializados para atender famílias quando os pais perceberem um comportamento irregular nos jovens; para os já internados, separá-los por delito e nível de periculosidade; para os que serão soltos, monitorar com pulseira, por dois anos após a libertação, os considerados mais perigosos.
Leia também:
Como Fazer Uma Boa Conclusão e Dar Um Desfecho Impecável a Sua Redação

Baixe Gratuitamente o e-book 15 Propostas de Intervenção Originais

propostas de intervencao 06

Gostou?

Essa foi uma amostra das 15 propostas de intervenção originais que preparei para que você não vá desprevenido para a prova e faça uma boa redação.

São temas relevantes, que têm grandes chances de serem abordados no ENEM deste ano. Os demais assuntos são:

  • Alcoolismo na adolescência
  • Alimentos industrializados
  • Crise econômica
  • Desastres ambientais
  • Homofobia
  • Manifestações populares
  • Mobilidade urbana
  • Saúde pública
  • Suicídio
  • Superbactérias

Então, baixe gratuitamente o livro agora:

Clique no botão abaixo e coloque o seu e-mail, que o livro será enviado para você em alguns minutos:

e-book 15 propostas de intervencaoE-BOOK GRÁTIS

15 Propostas de Intervenção Originais para 15 Possíveis Temas da Redação do ENEM deste Ano

QUERO RECEBER AGORA!

O ideal é ler, entender os modelos e aplicar nas suas redações. Eu não recomendo que você decore, mas que faça uso das ideias apresentadas.

Se gostou desse presente do Redação Mania para você, deixe um comentário abaixo!

Se quiser fazer um ato de generosidade e dividi-lo com seus amigos, compartilhe nas redes sociais!

Um grande abraço e até mais!

Você Também Vai Gostar:

Sobre o autor

É profissional de Letras, especialista em redação e profundo admirador da arte da escrita.

2 Comments

  1. Olá! Ótimo post. Estou com problemas para abrir o arquivo do Ebook, pois não aparece como PDF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo