Quer saber qual é o segredo de uma boa redação?    
redacão nota 1000

 

Abrir o diário secreto do(a) menino(a) mais bonito(a) da escola ou desvendar todos os mistérios de um truque de mágica seria incrível, não é?

Mas para quem deseja atingir a nota máxima no ENEM e entrar em uma boa universidade, saber tudo o que está por traz de uma redação nota 1000 é tão instigante quanto.

Por isso, hoje eu vou abrir a caixinha do segredo e mostrar todas as artimanhas de um texto com essa nota, que, em 2015, apenas 104 felizardos conseguiram atingir.

A partir de agora você estará diante de revelações nunca antes feitas, não com esse nível de exatidão.

Então lhe pergunto: está preparado?

Redação ENEM nota 1000

redação nota 1000

Esta é uma redação que obteve a nota 1000 no ENEM 2014, cujo tema era “Publicidade infantil em questão no Brasil”.

Vamos analisar todas as suas virtudes com base nas competências exigidas pelo ENEM.

→ Para saber mais detalhadamente sobre essas competências, acesse este artigo aqui.

  • Por: Larissa Freisleben – Rio Grande do Sul

Publicidade Infantil: perigoso artifício

Uma criança imitando os sons emitidos por porcos já foi atitude considerada como falta de educação. No entanto, após a popularização do programa infantil “Peppa Pig”, essa passou a ser uma cena comum no Brasil. O desenho animado sobre uma família de porcos falantes não apenas mudou o comportamento dos pequenos como também aumentou o lucro de uma série de marcas que se utilizaram do encantamento infantil para impulsionar a venda de produtos relacionados ao tema. Peppa é apenas mais um exemplo do poder que a publicidade exerce sobre as crianças.

Os nazistas já conheciam os efeitos de uma boa publicidade: são inúmeros os casos de pais delatados pelos próprios filhos – o que mostra a facilidade com que as crianças são influenciadas. Essa vulnerabilidade é maior até os sete anos de idade, quando a personalidade ainda não está formada. Muitas redes de lanchonetes, por exemplo, valem-se disso para persuadir seus jovens clientes: seus produtos vêm acompanhados por brindes e brinquedos. Assim, muitas vezes a criança acaba se alimentando de maneira inadequada na ânsia de ganhar um brinquedo.

A publicidade interfere no julgamento das crianças. No entanto, censurar todas as propagandas não é a solução. É preciso, sim, que haja uma regulamentação para evitar a apelação abusiva – tarefa destinada aos órgãos responsáveis. No caso da alimentação, a questão é especialmente grave, uma vez que pesquisas mostram que os hábitos alimentares mantidos até os dez anos de idade são cruciais para definir o estilo de vida que o indivíduo terá quando adulto. Uma boa solução, nesse caso, seria criar propagandas enaltecendo o consumo de frutas, verduras e legumes. Os próprios programas infantis poderiam contribuir nesse sentido, apresentando personagens com hábitos saudáveis. Assim, os pequenos iriam tentar imitar os bons comportamentos.

FIQUE ATUALIZADO!
Coloque seu e-mail abaixo para receber gratuitamente nossas atualizações
 

Contudo, nenhum controle publicitário ou bom exemplo sob a forma de um desenho animado é suficiente sem a participação ativa da família. É essencial ensinar as crianças a diferenciar bons produtos de meros golpes publicitários. Portanto, em se tratando de propaganda infantil, assim como em tantos outros casos, a educação vinda de casa é a melhor solução.

Leia também:
Como fazer redações criativas e inovadoras e deixar os examinadores admirados

Competência 1: domínio da norma culta da Língua Portuguesa

redação nota 1000

O texto apresentou um excelente domínio da norma culta da Língua Portuguesa e da linguagem formal que é exigida por esse tipo de texto.

Houve poucos desvios gramaticais, que se apresentaram isolados e não recorrentes (não desconta nota). Vejamos algumas das exigências da língua que foram obedecidas (passe o mouse sobre as palavras em destaque para ver o trecho completo):

  1. Ausência de oralidade e linguagem informal

O texto usou uma linguagem formal, livre de marcas da oralidade que se manifestam na linguagem falada cotidiana, ou gírias e expressões populares restritas a determinados grupos, segundo é requisitado por esse tipo de texto.

  1. Concordância nominal e verbal

Não há desvios de concordância nominal e verbal no texto. Usou com acerto o termo “é suficiente” no singular, situação na qual alguém desavisado poderia usar o plural se não atentasse para o termo “ou” separando os sujeitos.

O uso do plural no trecho “seus produtos vêm acompanhados por brindes e brinquedos” também ficou irretocável quanto à concordância nominal e verbal.

  1. Regência nominal e verbal

No tocante ao uso de regências nominais e verbais, o texto utilizou-as corretamente. Os termos “emitidos” e “acompanhados” foram completados pela preposição certa, “por”.

Também o verbo pronominal “se utilizaram”, empregou o regime “do” de forma apropriada.

  1. Pontuação

No caso da pontuação, há alguns poucos usos inadequados. É o caso da oração iniciada por “no entanto,…” que acrescenta vírgula após a locução conjuntiva no começo da oração.

Mas há, por outro lado, acerto na grande maioria das utilizações, como na expressão explicativa “por exemplo, que é isolada por vírgulas.

  1. Colocação de pronomes oblíquos átonos

Também no caso da colocação pronominal os desvios foram poucos e localizados, e não evidenciam que a autora não dominava as regras.

Como no trecho “a criança acaba se alimentando”, em que a aluna optou pela próclise antes do gerúndio na locução verbal.

Mas os casos de acerto foram muito superiores, como no trecho “em se tratando de propaganda infantil”, no qual o pronome foi colocado acertadamente entre a partícula “se” e o gerúndio.

  1. Grafia das palavras

A grafia das palavras, a acentuação e o uso de letras maiúsculas e minúsculas foi praticamente irretocável; com ressalva a um dos termos dentro do título – “infantil” – que foi grafado com letra maiúscula.

Competência 2: desenvolvimento do tema em uma redação dissertativo-argumentativa

redação nota 1000

Analisando a competência 2, o texto apresenta estrutura perfeitamente compatível com o texto dissertativo-argumentativo, e o desenvolvimento do tema é não só satisfatório como também convincente.

Vejamos como:

O texto apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão; defende uma tese e aplica argumentos para convencer o leitor que o seu posicionamento é o mais adequado.

1. Tese defendida

A publicidade no Brasil é potencialmente nociva para as crianças.

2. Argumentos para convencer o leitor:

  1. as crianças são facilmente influenciáveis;
  2. a publicidade visa ao lucro e não exatamente a saúde.

3. Introdução

Clique aqui para ver a introdução.

Embora o texto não escancare a tese já na introdução, ele demonstra qual é o assunto: o poder que a publicidade exerce sobre as crianças.

E, ainda na introdução, já apresenta um argumento para comprovar a sua tese: as crianças são facilmente influenciáveis, demonstrando-o com o exemplo da imitação dos porcos e do consumo desenfreado dos produtos licenciados que utilizam o desenho.

E para expor o assunto de modo a reter a atenção do leitor, a autora optou primeiramente por mostrar uma das consequências do que defende para depois exibir a causa.

Leia também:
O Que é Tipologia Textual? Saiba Exatamente Tudo neste Artigo!

A consequência é a mudança do comportamento das crianças, fazendo-as imitar porcos, o que era considerado falta de educação no passado. A causa é a facilidade com que a criança sofre a influência.

→ Essa é uma das muitas formas de começar uma redação. Se quiser ver outras 21, leia este artigo.

4. Desenvolvimento

Clique aqui para ver o desenvolvimento.

Apesar de o desenvolvimento ter três parágrafos, ele possui cinco propósitos.

Os dois primeiros fazem parte dos argumentos para validar a tese e os três últimos fazem parte da solução dada ao problema:

  1. mostrar que as crianças podem ser influenciadas até para o mal;
  2. mostrar que a publicidade aproveita-se da vulnerabilidade das crianças para vender, visando mais os lucros do que a saúde;
  3. manifestar a necessidade de regulamentação para a publicidade;
  4. propor uma solução para melhorar os hábitos alimentares das crianças;
  5. refletir que nenhuma das ideias são eficazes se os pais não orientarem os filhos.

As estratégias argumentativas que foram empregadas para confirmar, dar validade aos argumentos foram as seguintes:

  1. citar um fato histórico que mostrava que os nazistas usavam publicidade para convencer as crianças a delatarem os próprios pais;
  2. citar uma pesquisa que indica que a vulnerabilidade das crianças é maior até os sete anos por não ter a personalidade formada;
  3. citar um fato de conhecimento geral: que as redes de lanchonete oferecem brindes e brinquedos para persuadir as crianças a adquirirem seus lanches;
  4. citar pesquisa que aponta para o fato de que os hábitos alimentares mantidos até os dez anos definem o estilo de vida do indivíduo no futuro.

5. Conclusão

Clique aqui para ver a conclusão.

A autora optou por concluir retomando a última ideia que havia dado no desenvolvimento a respeito da orientação dos pais, que fora colocada como sendo a essencial para a resolução do problema.

 

Competência 3: formulação de argumentos com coerência

redação nota 1000

Ao verificar a competência 3, é possível perceber que os argumentos, exemplos, ideias e opiniões relacionados ao tema, além de agrupados de forma organizada e coerente, apresentam independência de opinião.

Além do mais, são perceptíveis os seguintes pontos:

  1. Uma relação de sentido entre as partes

Nós vemos que o texto traz informações novas a cada sentença, com as ideias dispostas de forma progressiva à medida que se manifestam.

Veja:

  1. crianças imitando porcos
  2. influenciadas por um desenho
  3. porque são facilmente manipuláveis
  4. e a publicidade aproveita-se dessa fragilidade da criança
  5. por isso, ela deve ser regulamentada
  6. e os programas infantis também devem contribuir ensinando hábitos saudáveis
  7. mas nada disso terá valor se os pais não ensinarem aos filhos o que é bom e o que não.

Como você pode perceber, pegando as principais ideias do texto verificamos que elas completam-se, acrescentando dados novos em um processo gradativo e lógico.

  1. Uma relação entre as ideias e a realidade

Percebemos no texto que as estratégias argumentativas, como os exemplos, as pesquisas e os dados listados têm fundamento e relação com o tema.

  1. Um cuidado na escolha vocabular

O texto usou um vocabulário incontestavelmente preciso. O termo “encantamento infantil” foi perfeito para englobar toda a sedução e enganos que a publicidade exerce nas crianças.

Também foi o caso do termo “vulnerabilidade”, que mostrou de forma “cirúrgica” o comportamento de uma criança que delata os próprios pais ao se deixar levar pelos expedientes da persuasão.

Competência 4: emprego de mecanismos linguísticos adequados

redação nota 1000

Os mecanismos linguísticos no texto foram bem empregados, fazendo com que os períodos e parágrafos ficassem harmônicos, articulados e coesos.

Leia também:
Como Fazer Redações Incríveis Usando Diferentes Tipos de Textos

Vejamos alguns:

1. Estruturação dos períodos

Na estruturação dos períodos, houve o uso de conjunções (conectivos) que ligaram de forma precisa as orações: “no entanto”, “assim”, “uma vez que”, “contudo”, “portanto” entre outras.

2. Estruturação dos parágrafos

Há uma transição natural entre os parágrafos, estando alguns ligados por conjunções que estabeleceram uma relação de oposição, como ocorre nos últimos parágrafos.

3. Referenciação

O processo de referenciação também foi empregado de forma muito satisfatória no texto, fazendo com que não ficasse repetitivo. Vamos ver alguns casos:

  1. Substituição de termos e expressões por pronomes: “disso” substituindo “a vulnerabilidade é maior até os sete anos de idade”.
  2. Substituição de termos e expressões por hiperônimos: “o desenho” substituindo “programa infantil ‘Peppa Pig’”.
  3. Substituição de termos e expressões por sinônimos: “pequenos” substituindo “crianças”.
  4. Substituição de termos e expressões por expressões resumitivas: “essa vulnerabilidade” substituindo “a facilidade com que as crianças são influenciadas”.

Competência 5: elaboração de uma solução para o problema abordado

redação nota 1000

A solução dada no texto para o problema abordado foi muito bem elaborada, pois não somente esteve de acordo com a discussão desenvolvida como também esteve relacionada ao tema.

Foram elas:

  1. regulamentação da publicidade;
  2. propagandas e programas infantis fazendo apologia aos hábitos saudáveis;
  3. orientação dos pais às crianças.

As três propostas têm aplicação prática no mundo real, dependem somente de um esforço dos governantes e educação às famílias.

Elas também trouxeram detalhes de como as realizar:

  1. regulamentação para evitar apelação abusiva, por órgãos responsáveis;
  2. propagandas enaltecendo o consumo de frutas, legumes e verduras;
  3. personagens com hábitos saudáveis em programas infantis;
  4. ensinar as crianças a diferenciar bons produtos de meros golpes publicitários.

Conclusão (redação nota 1000)

redacao nota 1000 conclusao

Usando os critérios de avaliação da redação do ENEM, nós vimos neste artigo que uma redação foi nota 1000 porque:

  1. usou a linguagem formal e cometeu poucos desvios da norma culta da Língua Portuguesa
  2. usou a estrutura dissertativo-argumentativa e discorreu de acordo com o tema
  3. usou argumentos, exemplos, ideias de forma coerente e independente
  4. usou os mecanismos linguísticos, produzindo um texto coeso
  5. formulou uma proposta pertinente e viável para a resolução do problema.

Essa análise permitiu-nos revelar segredos colocando uma lupa sobre detalhes que muitas vezes são ignorados, mas que se forem observados podem fazer a diferença no final.

Não enxergar tais detalhes pode significar uma nota mais baixa em uma prova de redação desse porte. O vídeo abaixo fala das diferenças mínimas que fazem uma grande diferença no final:

Acredito que, de agora em diante, você também vai estar atento(a) para não deixar escapar nada que possa fazer a diferença, sobretudo quando o assunto for conquista!  😉

→ E para obter uma conquista do peso de uma nota 1000 no Enem, que pode abrir as portas de uma boa universidade, neste link aqui há um vídeo que vai mostrar como!

Espero que essa análise sobre uma redação nota 1000 lhe tenha ajudado nessa jornada rumo ao conhecimento. Sucesso sempre…

Até!

Você Também Vai Gostar:
Ebook Propostas de Intervenção Originais

Sobre o autor

É profissional de Letras, especialista em redação e profundo admirador da arte da escrita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo