Redação Pronta: Veja 4 Ótimos Exemplos Aqui
1. Dissertação
Assunto: crise hídrica
Tema: as responsabilidades da falta de água no Brasil
Uma Aula de Má Gestão dos Recursos Hídricos
É difícil de acreditar que se fale em “seca” em um país que possui a maior reserva de água doce do mundo e uma média de chuvas anual de oitocentos milímetros. No Brasil de hoje, porém, essa é a inconcebível realidade. Um país com tantas contradições, sobretudo sociais, também não sabe gerir seus recurso hídricos de maneira apropriada e sustentável.
Assim como o Governo não dispõe de meios para aproveitar toda a água disponível em períodos de longas estiagens, também não consegue aproveitar a abundância do recurso quando em períodos chuvosos: é como ter um carro de luxo “nas mãos” e não saber guiar. O povo, de igual modo, quando não tem informação da situação do planeta, não busca o conhecimento; e quando tem acesso às campanhas de conscientização, não consegue absorver.
Em função disso, basta um período mais longo sem chuvas para que se sequem rios e reservatórios, deixando milhões de pessoas sem água ou com o acesso restrito. O Governo só começa a investir recursos ou adotar medidas de contenção quando já não há mais caminhos possíveis. Já a adesão do povo à causa é baixa; para se ter essa certeza, basta um passeio pelas ruas para se perceber pessoas exterminando o precioso líquido, em limpezas de carros e calçadas com mangueiras pressurizadas.
Em suma, o que se tem é de um lado um Governo incapaz, de outro, um povo ignorante. Uma combinação nefasta que só vai ser neutralizada se o primeiro criar meios de transpor mananciais de uma localidade à outra, fornecer recursos para que a população aproveite a água da chuva, crie campanhas mais convincentes e chocantes para a economia do líquido e, acima de tudo, invista de forma eficaz na educação, pois a falta desta é o grande entrave para qualquer campanha que vise à conscientização.
2. Descrição
Otário Anonymous, o Anti-herói Brasileiro
Um legítimo representante do povo brasileiro! Essa é a primeira impressão que se tem ao olhar para o Otário Anonymous, um personagem criado por um anônimo no site de vídeos Youtube. Essa impressão não se desfaz ao ouvi-lo falar e defender o seu ponto de vista, no tocante às questões que ocorrem no país e que realmente fazem todo o brasileiro parecer um verdadeiro otário.
Um sujeito alto e magro, que usa um saco de papel na cabeça não apenas para ocultar a sua identidade, como também para insinuar a vergonha de ser brasileiro, em um país que a todo instante se é “passado para trás”. Olhos e bocas são projetados via efeitos de computação, para dar animação à bizarra figura. A vestimenta também é uma atração à parte: paletó e gravata pretos com luvas brancas compõem a sua “armadura”, à semelhança de um Mister M.
A voz, fina como a de um garoto, é nitidamente adulterada, para manter o anonimato. Mas não se engane, de garoto suas palavras nada têm, mas sim o azedume de críticas contundentes a empresas, produtos e políticos que se comportam aquém do que se espera. Fala pausada, em timbre adequado e termos precisos, que sugerem estar ali uma pessoa instruída e segura em suas afirmações.
Apresenta opiniões próprias, sem o “eco” do politicamente correto e sem o receio de ir contra o mundo, quando necessário; não omite a opinião, mesmo quando resulta em uma ruptura do status quo; ainda assim, é entusiasmado com o seu propósito de orientar, de não deixar alguém ser enganado, evidenciando uma preocupação em ajudar o próximo. Por isso, é leal aos seus propósitos.
Esse legítimo anti-herói brasileiro tem uma vocação à pesquisa, maneja sempre bem os dados estatísticos condizentes com os seus argumentos. Em sua ideologia, autodenomina-se o pior pesadelo dos picaretas, como uma ameaça àqueles que agem com logro, pois além de não concordar com algumas imposições do Estado e do Sistema, entra em choque com eles. Como se vê, o seu claro objetivo é arrancar o saco de papel da cabeça de todos os seus iguais.
Um exemplo de ativismo, a quem o povo brasileiro muito deve, por ser porta-voz de uma indignação que só chega à garganta, mas que é calada pela força das convenções, das quais ele tem real e total imunidade.
NÃO FIQUE DESATUALIZADO! |
Coloque seu e-mail abaixo para receber gratuitamente um conteúdo exclusivo. |
3. Narração
A Casa Viaja no Tempo
Era uma casa imponente, diferente das demais daquela rua. Não era muito grande, toda comportada em um só piso, mas tinha uma beleza comparada a de um castelo francês. Moro nela desde a primavera de mil novecentos e quatro, quando foi construída.
Os primeiros que a habitaram foi a família Menezes. Não gostava do tratamento que me davam, mas tive de aguentar por anos as grosserias de seu Agenor, o dono. Morreu viúvo e ancião. Gostei. Seu filho, Miguelzinho, veio morar comigo, com mulher e filhos. Passei a dormir em seu quarto, para pagar os anos de destrato e esquecimento que tive com seu falecido pai, que muitas vezes me fazia dormir no sombrio quintal, ao relento.
Fiquei muito deprimida quando Miguelzinho faleceu. O pobre teve um ataque letal, estrebuchando, caiu sobre mim. Nada pude fazer. A mulher e seus filhos, por desgosto, mudaram-se e não me levaram. Fiquei solitária, com o fantasma da memória daquelas pessoas. Não foi por muito, pois uma excêntrica senhora decidiu comprar a casa. Morávamos sozinhas; ela nunca recebeu visitas.
Hoje, todas as casas deste quarteirão serão demolidas para a construção de um shopping. A dona da casa foi para além das nuvens e não teve tempo de vender a casa. Serei sufocada por escombros. Aguardo agora a sentença mortal aqui, empoeirada. O verniz que me cobre já se descasca e a minha madeira está alimentando os cupins. Estou diante do iminente fim.
4. Redação Mista
Paixão à Primeira Vista
Por que será que os seres viventes têm a inexplicável tendência a se apaixonar pelos desiguais? A paixão é como um entorpecente, que tem a propriedade de fazer uma criatura a agir fora do seu comportamento natural, como um zumbi, hipnotizado por um veneno, que adentra o cérebro e artificializa o que era puro e autêntico. Enfim, o movimento da paixão consegue a incrível façanha de perverter a predisposição de um indivíduo, de busca por afinidades, fazendo-o desejar as incompatibilidades.
Digo isso porque, por mais insólito que pareça, apaixonei-me por uma vespa. Ela era pequena e bela, tinha olhos profundos e paralisantes. Sua cor, que cor!, era de um verde-esmeralda metálico que tinha o brilho das estrelas; suas pernas, vermelhas como o fogo e bem redondinhas, encantaram-me; as asas, eram tão habilmente esculpidas que reafirmavam a perfeição da natureza. O andar, firme e seguro, transmitia a sensação de que se tratava do inseto mais completo que existia.
Como foi? Estava almoçando com meu amigo quando ela surgiu. Fitou-me à distância e, incontida, voou em minha direção. Não pude fugir de seu olhar. Olhando-se-nos, frente a frente, ela delicadamente deu-me um beijo. Fiquei extasiado, sem conseguir me mexer. Meu amigo, para não atrapalhar, correu. Ela não se importou com o fato de que eu era bem maior do que ela. Ela também não se importou com o fato de eu ser uma barata… Em seguida, muito possessiva, arrastou-me para a sua toca.
Gostaria de Modelos de redações pois vou fazer um concurso publico da FCC pra TRF e estou bem perdida.
É O MEU PONTO FRACO REDAÇÕES.
Oi! Laisy.
A redação requerida lá é expositiva ou argumentativa? Dependendo da qual, há, aqui no site, pelo menos uns quatro artigos que trazem modelos com alguns temas. Por outro lado, se você quiser outro tema e tipo dissertativo que não desenvolvi, deixe aqui como sugestão que eu escrevo nos próximos artigos.
Olá…
Gostaria muito das suas dicas.
Tenho muita dificuldade pra redação.
Drielli,
assine a minha lista de e-mails que lhe enviarei bons materiais para redação.
Sucesso a você!
Nunca fiz uma redação, tenho o Encceja p fazer no dia cinco de agosto, to perdida sem saber como faço, não tenho hábito de ler. Me ajuda, por favor.
Oi, Carla,
tudo bem?
Como já está muito próximo, você precisa praticar todos os dias até lá. Escreva pelo menos um parágrafo por dia. Inscreva-se aqui no site que eu vou mandar um material completo para você.
Abração!
Bom dia, esse site, entre tantos outros que eu pesquisei procurando orientação e inspiração, foi o único que me deu uma luz. Muito claras suas ideias e muito útil para pessoas que estão perdidas, como eu. Parabéns pela sua iniciativa de ajudar pessoas que você nem conhece com seu conhecimento através desse conteúdo.
Obrigado, Flávia!
Essa tem sido a minha missão.
boa tarde, João Matos.
sua pagina é excelente, parabéns.
tenho uma dificuldade muito grande em dissertar uma redação, quando eu começo a desenvolver fico achando que está tudo errado e volto tudo do começo, é uma dificuldade muito grande.
gostaria de ajuda se possível.
desde já eu lhe agradeço.
Rodrigo,
Acontece isso porque você está falhando em uma das etapas da escrita da redação, que é a do planejamento. Provavelmente você está começando a escrever sem ter premeditado o que vai discorrer em cada parágrafo. Com esse esboço, é mais fácil se manter dentro do objetivo do texto e consequentemente ter a sensação de que está escrevendo o que realmente deveria ser escrito.
Até mais!
Gostaria de receber novidades de redação,tenho dificuldades em desenvolver redações!!
Marcelo, é só cadastrar seu e-mail no site que eu envio-lhe.
alá! tenho muito dificuldade de fazer um redação
Cadastre-se na minha lista de e-mail que eu vou-lhe ajudando.
Também preciso de ajuda João. Tenho daqui um mês uma prova de mestrado na área de Educação, com redação dissertativa que esta me tirando o sono. obrigada
Elizangela,
Já deu uma olhadinha no artigo que apresenta 4 modelos de redação sobre o tema educação? Talvez possa abrir perspectivas para você a respeito do assunto. Aqui está o link:
https://redacaomania.com/redacao-sobre-educacao/
Boa noite!
Irei fazer uma prova de vestibular nos próximos dias e não tenho nem ideia de como fazer uma redacao.
Você pode me enviar algumas dicas?
Obrigada.
Oi, Elizangela!
Desculpe-me não responder antes, estive atarefado. Tem um artigo aqui no blog que dá boas orientações práticas; aqui está o link:
https://redacaomania.com/como-fazer-uma-redacao-dissertativa-argumentativa/
Muito bom
Obrigado, Francilane!
Muito bom
Valeu, Victor!
Abração.
Boa tarde,tenho dificuldade em dissertar uma redação,quando começo a desenvolver começo a achar que esta errado, apago tudo e volto do começo,apago tudo e volto no começo.Agradeço
Azira,
cadastre-se na lista do Redação Mania e vamos nos falando. Tenho certeza que você vai superar isso. Tenho conteúdos que vão-lhe ajudar.
Excelente orientações.
Tenho dificuldades para escrever.
gostaria de receber atualizações por E-mail.
Obrigado Luiza!
Efetivou sim o seu cadastro. Se você tem dificuldades, vou lhe ajudar a superá-las.
Logo mais começo a lhe enviar atualizações do Redação Mania e um conteúdo exclusivo via e-mail.