Redação Mania: O seu guia para se tornar um mestre da escrita


Bom dia! João Matos
Ano passado fui sua aluna online e passei na federal ❤
Lorena Varão

Olá, tudo bem? Sou João Matos, editor e fundador do Redação Mania. Alguma vez você se propôs a escrever um texto e:

  • não soube como começar a escrever?
  • começou a escrever, mas não soube como terminar?
  • ficou em dúvida sobre quais palavras usar?
  • teve dúvida sobre qual pontuação usar?
  • não encontrou argumentos para desenvolver o tema ou “fugiu” dele?
  • percebeu que as ideias ficaram confusas ao reler?
  • sentiu-se frustrado com o resultado final do que escreveu?
  • saiu com a certeza de que você é uma pessoa que sabe expressar-se, mas tem um bloqueio na hora de escrever?

Se você disse sim a essas perguntas ou à maioria delas, você está no lugar certo! Se disse não, mas sente que pode melhorar, você também está no lugar certo!

Um pouco da minha trajetória

Oi professor, bom dia!
Queria lhe agradecer pelas dicas de redação. Então, só queria passar para você que as técnicas que eu desenvolvi são parecidas com a sua, por isso acho suas dicas e seu blog fundamental para quem quer realmente aprender a como fazer redação. Recomendo. Atenciosamente,
Abraços!
Josiel Neves

Sempre gostei de escrever, desde a adolescência. Passava noites e noites escrevendo estórias, citações, teorias malucas e até poemas.

Minhas preferências por leitura também eram um pouco incomuns para jovens daquela idade:

sobre

Essa inclinação me levou à faculdade de Letras, pois apenas leituras e escritos já não me satisfaziam, eu queria algo mais amplo, um verdadeiro estudo científico da “palavra”.

Mas eu ainda tinha como meta outras conquistas…

No provérbio: “Todo homem deve plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro” cumpri os dois primeiros requisitos. Já para o terceiro, queria algo mais dinâmico, vivo, e não estático como um livro.

Por isso, sempre quis criar um blog, mas nunca havia me dedicado a essa realização, pois meu emprego consumia a maior parte do meu tempo.

Eis que um acontecimento em minha vida atirou-me dentro do meu sonho. E esse acontecimento fez-me lembrar a seguinte estória:

Um dia um homem muito rico deu uma festa. Ele tinha uma piscina cheia de jacarés e, como estava bêbado, decidiu desafiar seus convidados:

– Quem pular nessa piscina ganhará todos os meus apartamentos! Mas ninguém pulou. Ele decidiu aumentar a oferta:

– Quem pular nessa piscina vai ganhar todos os meus apartamentos e carros importados! Ninguém se mexeu. Ele foi ainda mais ousado:

– Quem pular nessa piscina vai ganhar meus apartamentos, carros importados e aviões. Enfim, um homem pulou. Quando ele saiu da piscina, todo machucado das dentadas dos jacarés, o rico perguntou:

– Você quer todas as coisas que eu falei? E o homem respondeu:

– Não, eu só quero matar o idiota que me empurrou dentro da piscina.

Seu trabalho é incrível! Parabéns por me ajudar, além de tantas outras pessoas. ❤
Igor Massena

Comigo, depois de mais de vinte anos trabalhando em uma empresa, veio a crise, o fraco desempenho da indústria, e o empregador atirou-me dentro da piscina cheia de jacarés.

Exatamente, a criação desse blog é a recompensa de uma travessia perigosa, para a obtenção da qual, devo muito a quem me empurrou.

Com isso, realizei um sonho. Antes, eu aprendi a gostar do que fazia, mas não era a minha vocação.

Hoje posso dizer que sou uma pessoa realizada, porque faço o que verdadeiramente gosto, que é transmitir meus conhecimentos escrevendo para ajudar as pessoas a crescerem.

E, quando produzimos com amor, fatalmente criamos alguma coisa diferenciada. 😉

Um blog diferenciado

um blog diferenciado

Assuntos extremamente importantes e sem dúvidas muito bons também, gostei das dicas e quero agradecer de coração, pois estou realmente aprendendo com elas. Muito obrigado!
Joaquim Ribeiro

Você perceberá que está diante de um blog diferenciado, com conteúdo de extrema relevância e qualidade, design atraente e moderno, ferramentas e serviços que o ajudarão muito no seu aprendizado.

Você perceberá que este não é mais um guia qualquer de redação, que traz muitas teorias e pouco aprofundamento, NÃO!!! este é um blog voltado para a prática, para a produção de texto de uma forma que você nunca viu.

Olá, seu material, João, é ótimo e me ajuda como professora, continue sempre.
Como sempre arrasando em seus textos e exemplos, sempre uso com meus alunos.
Lívia Soares Fernandes

Você perceberá que todo o conteúdo é apresentado com uma linguagem “simples” e sem “enrolação”. Um material bem elaborado que, de fato, atende as suas expectativas.

E é isso o que pretendo aqui, mostrar-lhe todos os segredos do texto, todas as regras necessárias para o dominar e ser o “senhor” dele.

Como posso e vou lhe ajudar

como eu posso e vou lhe ajudar

Achei um trabalho riquíssimo que pode atender às necessidades do professor que busca por trabalhos diferenciados e proveitoso. Estão de parabéns pelo lindíssimo trabalho.
Irani Lima

Eu tenho uma boa notícia para lhe dar: você não é o(a) único(a) que tem dificuldades para escrever, basta conversar com os amigos que você vai perceber que muitas e muitas pessoas sofrem na hora tirar a ideia da mente e colocar no papel.

Os números da redação do ENEM 2014 mostram isso. Quase 530.000 pessoas zeraram na prova. E não é só isso… tá sentado?

Apenas 250 estudantes tiraram a nota máxima (1.000), de mais de 6.000.000 que fizeram a prova.

Você deve estar pensando: “então é mais fácil ganhar na loteria do que tirar a nota 1000…” Eu vou provar-lhe que você está enganado.

Fazer uma boa redação é tão simples quanto uma operação aritmética, é necessário o conhecimento das regras e concentração.

João Matos, eu não sabia como iniciar uma introdução, desenvolver e nem concluir. Graças a você, que hj me ajudou muito, já estou mandando bem. Se soubesse que era tão fácil redigir um texto argumentativo, já tinha sido aprovado em medicina.
Makenes Carvalho

Se você não souber as regras para fazer uma conta, por exemplo, não a faz ou a faz errado. Escrever, seja sobre o que for, não é diferente.

Como as contas de somar, subtrair, dividir, multiplicar têm as suas próprias normas, umas diferentes das outras, mas que almejam o mesmo fim, que é o resultado, da mesma forma é escrever.

Os tipos textuais são diferentes: descrição, narração, dissertação etc., mas cada um tem a sua regra e é necessário apenas as conhecer.

Se você aplicar todas as dicas que eu lhe apresentar, os resultados virão rapidamente e redigir um texto para você será uma diversão.

Você terá orgulho de mostrar a sua redação para todos e, quem sabe, ela não estará estampada em algum jornal, sendo uma das que tiraram a nota 1.000 no ENEM.

Por que você é capaz?

por que você é capaz

Bom dia, esse site, entre tantos outros que eu pesquisei procurando orientação e inspiração, foi o único que me deu uma luz. Muito claras suas ideias e muito útil para pessoas que estão perdidas, como eu. Parabéns pela sua iniciativa de ajudar pessoas que você nem conhece com seu conhecimento através desse conteúdo.
Flávia

Vou contar-lhe uma coisa, depois da alfabetização, o objetivo da disciplina “Língua Portuguesa” nas escolas é que o indivíduo saia falando e, sobretudo,  escrevendo corretamente.

E muitas pessoas não dão o devido valor porque não se dão conta do peso e da importância da disciplina.

O texto está presente em tudo, e tanto entendê-lo quanto produzi-lo é uma exigência constate não só para a vida como também até para as outras disciplinas.

Se até hoje você teve dificuldades para escrever bem, isso não significa que não foi capaz de aprender, mas que não deu a atenção necessária ao “tripé” ou à tríade fundamental da boa escrita: ler, praticar a escrita e conhecer as normas.

Determinação, capacidade e potencial de crescimento intelectual são caraterísticas imanente ao ser humano e inseparável dele.

A chamada força de vontade é a energia mais transformadora do universo.

Uma das razões da existência deste projeto é a crença nesse potencial. O vídeo abaixo narra de forma incontestável o poder que existe em cada um de nós:

Mas, por que há tanto benefício em escrever? Posso responder com uma pergunta?

Adeus, monstro da redação!
Obrigado, ótimas dicas.
Renan Rocha

Qual é o benefício de um exercício de musculação ou de uma corrida para o nosso corpo? Você deve estar se perguntando qual é a relação entre um assunto e outro… Vou explicar.

Escrever é um exercício cerebral com o potencial de uma maratona. A diferença entre ler e escrever é a mesma que há entre assistir a um treino de musculação e de fazê-lo efetivamente: você até pode aprender como é que faz, mas nunca vai fortalecer os músculos.

Assim, ler faz o cérebro estar em exercício constante, mas não o potencializa como a escrita faz, porque para escrever é preciso de fato “malhar” o cérebro.

Escrever é também um exercício constante ao vocabulário. A leitura aumenta-o, mas uma boa parte dele “cai no esquecimento”. Já a escrita exercita-o constantemente, ajudando a fixá-lo de forma indestrutível na sua mente.

O grande benefício é que é necessário um esforço de concentração para criar uma cadeia lógica de palavras e articular frases coerentes; uma vez montada essa estrutura, ela fica gravada dentro do nosso cérebro para ser utilizada todas as vezes que precisarmos expressarmo-nos, seja escrevendo, seja falando ou mesmo pensando.

O artigo “Escrever ajuda no desenvolvimento do cérebro” mostra bem esses benefícios.

E, acreditem, o ato de produzir um texto é proveitoso até para a saúde física e psicológica.

Posso ainda citar outros benefícios:

  • boas notas em provas de redação;
  • bom desempenho em redação para emprego;
  • bons relatórios no trabalho;
  • bons e-mails para pessoas de seu círculo de amizades;
  • bons textos para a internet;
  • etc., etc., etc., … … … … … … … (infinito).

E lembre-se:

Você é o que você escreve

sobre

Muito obrigada, João! Esse não é um conteúdo que se encontra facilmente em livros de Português.
Professora Maria de Lourdes Arruda Guerra

Imaijine está procurando augu que lhi entereça e si deprará com un testo desti na tua frenti. U que cê vai pensá du produtô deça peróla? 🙁

É claro que o exemplo acima foi exagerado, mas os examinadores de vestibulares sabem qual é a deficiência de cada aluno por meio dos erros recorrentes que aparecem na mesma redação.

Também não é segredo para ninguém que, por meio da caligrafia, especialistas em grafologia conseguem dizer qual é a personalidade e até, acreditem, as paixões e carências de um indivíduo.

Mas não é só isso. A análise do discurso investiga não somente o que é dito, mas quem diz pela forma de dizer. Por meio dessa análise, é possível depreender qual é o contexto social, histórico, cultural e ideológico em que vive (ou viveu) aquele que escreve.

Agradeço a Deus e a ti por essa grandiosa ajuda, por me ter fornecido linhas mestras de modo a realizar o meu trabalho.
Adolfo da Lúcia Insassa

As suas escolhas de vocabulário, de forma de escrever, de forma de se referir a algum acontecimento, de fazer um pedido, de tentar convencer outra pessoa “falam” muito sobre você e a sua forma de pensar.

Saber escrever bem não vai “apagar” do seus textos esses indícios reveladores, mas vai dar-lhe a condição de selecionar melhor quais características que devem ou não aparecer nas entrelinhas.

E você, vem comigo nessa empreitada? Deixe o seu e-mail abaixo para que possamos ir juntos nessa jornada, com técnicas precisas para o seu desenvolvimento como mestre da escrita!

Seja bem-vindo!

20 Comentários

  1. Olá Boa tarde João
    Tenho dificuldades demais em fazer uma redação acho que é pq leio pouco, vou me dedicar mais e pegar o hábito de ler.
    Enfim se vc puder me ajudar fico muito grata.
    Vou fazer uma prova dia 25 agora estou desesperada pois não tenho conteúdo nenhum na cabeça.

    • Oi! Nelcy.
      A prova vai requerer dissertação expositiva ou argumentativa? Ficar de repouso ajuda na recuperação da enfermidade, mas não cura a doença. Ler ajuda, mas isso é o mínimo. Você precisa: 1- dominar a estrutura do texto; 2- saber articular frases de tal maneira que a mensagem seja expressiva e 3- ter bom vocabulário. Há alguns artigos aqui no blog que podem lhe ajudar. Peço que você os leia e, à medida que duvidas surjam, você coloque nos comentários. Outra recomendação é que você pegue temas de redação que caíram nos exames anteriores dessa prova que você vai fazer (geralmente se encontra na internet) e escreva redações todos os dias com as dicas aqui dos artigos. É trabalhoso, mas é o que você pode fazer no prazo de que dispõe.
      Estou aqui caso você tenha dúvidas mais pontuais. É só me escrever.

  2. Boa tarde! João Matos. Irei fazer um processo seletivo dia 25/07 e o tema da redação é sobre educação; eu gostaria de saber se vc tem disponibilidade em me ajudar, sou péssima em redação; se você tiver esses tema na área da educação e quiser me ajudar, eu agradeço.

  3. GOSTARIA DE RECEBER UMA REDAÇÃO SOBRE O QUE É EDUCAÇÃO AMBIENTAL UMAS 15 LINHAS

  4. Tenho muita dificuldade para produzir uma boa redação .toda vez que vou escrever ,parece que minha cabeça não funciona, não tenho ideia

  5. Muito interessante sua história de vida vou me espirar nela pra estudar cada vez mais para chegar onde eu quero

  6. Tenho muita dificuldade de escrever, mas quero superar isso, agora fiquei animada com suas dicas vou seguir todas.

  7. Bom Dia João!
    Adoro ler mas minha dificuldade esta em escrever …
    O que puder me enviar a respeito deste meu ” problema” me ajudaria muito.
    Pois tenho uma ótima imaginação mas na hora de colocar no papel dá branco!

    Obrigada.

  8. João, Boa Tarde!
    Uau! Seu trabalho é excelente! Estimulante para nós, que temos dificuldade em pontuação e em iniciar e concluir uma redação. Amei, não só as dicas, mas os exemplos de encorajamento e as parábulas. Deus lhe abençõe com toda sua generosidade e amor pelas pessoas que precisam de sua ajuda. Sucesso!

  9. Norma Lemos Pacheco dos Santos - Responder

    Gostei das orientações.

    Gostaria de receber atualizações por e-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe com seus amigos!

Próximo